quarta-feira, 29 de março de 2017

Caminhos da ditadura em Porto Alegre


Pessoal, compartilho com vocês um trabalho muito interessante desenvolvido pela aluna Anita Carneiro, em colaboração com seus colegas Felipe Machado, Lóren Pellisoli e Paloma Cazpla, para a disciplina de "Introdução à prática ao estágio em História", do curso de Licenciatura em história da UFRGS. Trata-se de um mapa desenvolvido no aplicativo "My Maps", do Google, onde estão assinalados locais relativos à ditadura civil-militar na cidade de Porto Alegre.

Caminhos da ditadura em Porto Alegre
Caminhos da ditadura em Porto Alegre
Nas palavras da Anita, "o mapa se divide em quatro categorias: locais de repressão, memória da repressão, locais de resistência e da memória da resistência. A metodologia utilizada para esse trabalho foi buscar esses pontos através de pesquisas em teses, reportagens e de um mapa físico que já possuía algumas localizações ligadas à ditadura. Após a seleção de locais, houve a produção do texto para cada um deles, acrescentando dicas de filmes, músicas, fotografias, livros, notícias, etc. O pressuposto é ensinar sobre a ditadura a partir da resistência e não como um elenco de ações dos presidentes militares, ampliando o foco que não fica mais restrito ao eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma o mapa tem como objetivo pensar a cidade de Porto Alegre no contexto da ditadura civil-militar brasileira, aproximando esse tema do cotidiano dos estudantes que por vezes transitam pela capital sem saber das diversas histórias que perpassam este espaço urbano. Portanto, é fundamental pensar a nossa cidade nesse período histórico e no presente, nas marcas e locais de disputa que podem ser vistos nas ruas, prédios e monumentos. O mapa se constitui em um recurso importante no auxílio aos professores para tratar de um tema sensível bem como para o conhecimento dos estudantes sobre o patrimônio e a memória da cidade de Porto Alegre."


Vocês podem acessar o mapa através deste link: https://drive.google.com/open?id=15HnMSL0WNJBn13F55_BBfS8Xjt0&usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário