Uma das primeiras atividades de divulgação do conhecimento histórico desenvolvidas pelas alunas e pelos alunos da turma A de Brasil IV (2017/1) foi a elaboração de linhas do tempo através do aplicativo TimeMapper, uma iniciativa do Open Knowledge Lab. As alunas e os alunos puderam, desta forma, romper com as generalizações sobre as oposições e resistências à ditadura, que as circunscrevem à atuação junto ao MDB (oposição consentida) ou às organizações guerrilheiras. Assim, recupera-se o protagonismo do movimento camponês, operário, indígena, das mulheres, dos negras e dos negros, da população LGBT+, etc.
Abaixo, reproduzimos as linhas do tempo sobre as resistência(s) à ditadura e suas autorias.
Resistência(s) - Estudantes
Autoras e autores: Erico Teixeira de Loyola, Luiza Flor Coester, Delfino Correa da Silva e Letícia Wickert Fernandes
Resistência(s) - Igreja
Autores: Arthur Maia Baby Gomes, Carlos Henrique Valle Casara, Gabriel dos Santos Giacomazzi, Sandro Marques dos Santos e Daniel Sabedot Passos
Resistência(s) - Indígenas
Autoras e autores: Cristiano Aurélio de Oliveira, Átila dos Anjos Barros, Fabrício Jaques Alves, Thais Dorres Moreira, Loiret Chiappa Ibargoyen e Faieane Mocellin
Resistência(s) - Movimentos de bairros
Autor: Felipe Machado Anacleto dos Santos
Resistência(s) - Mulheres
Autoras: Marcele Carvalho da Silva, Andreza Pires Carvalho e Caroline Silveira Sarmento
Resistência(s) - Negras e negros
Autoras e autores: Fernanda Camargo Sperotto, Raul Kich Abreu, Helen Estéfany dos Santos Pinheiro, Thaíse Mazzei da Silva e Anita Natividade Carneiro
Resitência(s) - Operários
Autores: Lucas Becker Delwing, Rafael Dalla Corte, Gustavo Ziel Boldori e Guilherme Soares Pires Nunes
Resistência(s) - Partidos políticos
Autoras e autores: Andressa de Souza Barbosa e Augusto Machado Rocha
Resistência(s) - População LGBT+
Autoras: Flora Selma Trein Kling e Lóren Pellisoli
Resistência(s) - Trabalhadores rurais
Autoras e autores: Carlos Maurício dos Santos Cabral, Christian Anrend Kremer e Gabrielle Marques Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário