domingo, 16 de julho de 2017

Experiências e propostas didáticas para o ensino da ditadura

Oi, pessoal, tudo bem? Compartilho com vocês um material elaborado pela Roberta Melo, graduada em História e mestranda em Educação, com experiências e propostas didáticas para o ensino da ditadura civil-militar. A Roberta coletou diversas experiências que utilizaram diferentes recursos didáticos para o trabalho com a temática em sala de aula. Bom uso!


Proposta
Descrição e site
POSSIBILIDADES DE ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR: O DOCUMENTÁRIO “CIDADÃO BOILESEN” E A CUMPLICIDADE FINANCEIRA DOS EMPRESÁRIOS NA REPRESSÃO POLÍTICA BRASILEIRA
Utilização do documentário “Cidadão Boilesen” (2009) para instigar a reflexão acerca da responsabilização da cumplicidade financeira dos empresários, no financiamento da repressão política durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil.

PLANO DE AULA DITADURA MILITAR: A DEMOCRACIA E OS ÚLTIMOS ANOS DO GOLPE
Debate sobre os anos finais da ditadura através do curta “Ser campeão é detalhe: democracia corinthiana”. “Os objetivos do plano de aula foram traçados buscando trazer de alguma forma para a turma uma contribuição diferenciada, observando a o papel do futebol para a redemocratização do governo brasileiro”.

IMPRENSA CLANDESTINA - RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR POR INTERMÉDIO DOS JORNAIS E PANFLETOS DAS ORGANIZAÇÕES CLANDESTINAS DE ESQUERDA
“Os alunos irão aprender sobre a Imprensa Clandestina na forma de resistência ao Regime Militar, por intermédio dos Jornais e Panfletos das Organizações Clandestinas de Esquerda: como se deu a resistência armada à Ditadura Civil-Militar de 1964-1985; como a Ditadura Civil-Militar criou meios de repressão à livre circulação de informações; quais eram os meios de comunicação utilizados pelas organizações de esquerda para propagandear os seus atos e as informações censuradas.”

O SOM DA DITADURA
“Discutir sobre a Ditadura e suas conseqüências para a sociedade brasileira; Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada. Comparar as criações musicais da época e com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos.” Sugestões de música: Cálice Chico Buarque de Holanda, Apesar de você Chico Buarque de Holanda, Roda viva Chico Buarque de Holanda, O bêbado e o equilibrista Elis Regina, Para não dizer que não falei das flores Geraldo Vandré, Alegria alegria Caetano Veloso, É proibido proibir Caetano Veloso

LITERATURA NA DITADURA
“O aluno irá aprender a importância da resistência cultural durante o governo ditatorial de 1964-1985, especificamente o papel da literatura de contestação.” Uso dos livros sugeridos: Quarup, de Antonio Callado, Pessach, a travessia, de Carlos Heitor Cony, Engenharia do Casamento, de Esdras do Nascimento, Curral dos Crucificados, de Rui Mourão,  Cabra marcado para morrer, de Ferreira Gullar, ou Faz escuro mas eu canto, de Thiago de Mello.

CINEMA E POLÍTICA NOS ANOS 1960
“Os alunos poderão compreender o contexto cultural dos anos 1960 no Brasil, quando por ocasião do golpe militar em 1964 a cultura passou a se relacionar ainda mais diretamente com a política nacional. A proposta da aula não é fechar uma ideia de política de cultura tratando tão somente dos ditos “filmes políticos”, mas sim ampliar a ideia de participação política nos anos 1960 [...]  O objetivo destas aulas é apresentar um panorama cultural brasileiro que abarque as perspectivas de participação política nos anos 60 no Brasil. É importante sublinhar o caráter múltiplo e diverso dessa prática e entender como nos anos 60 filmar o país era também uma forma de fazer política.” Sugestões de filmes: Rico ri a toa (1957) , Couro de Gato  (1961), Deus e o Diabo na terra do Sol (1964), Vidas Secas (1962), Maioria Absoluta (1964),  As amorosas (1968), Bla bla bla  (1968), Terra em transe (1967)

O TEATRO DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR
“O aluno poderá aprender quais foram os principais grupos e movimentos de teatro que atuaram no período da ditadura militar brasileira e a relação entre suas propostas de dramaturgia e o contexto político e cultural da época.” Peças de teatros utilizadas ao decorrer das aulas: A mais valia vai acabar seu Edgar - 1960, Liberdade, Liberdade, Show Opinião - 1964 , O rei da vela - 1967 .

DITADURA CIVIL- MILITAR AS FAVELAS NO RIO DE JANEIRO UMA ANÁLISE MUSICAL

“O objetivo geral desta atividade é entender as transformações políticas do período por meio da relação entre favela e Estado. Além disso, a aula terá como objetivo a discussão de como as relações de poder democráticas e ditatoriais favorecem a implementação de políticas distintas com relação as favelas. Contudo esta aula tem como objetivo reconhecer elementos autoritários que ainda estão presentes em nossa sociedade como a violência, o autoritarismo e a tortura.” Músicas: Opinião de Zé Keti , Alagados dos Paralamas do Sucesso, Nomes de Favela de Paulo Cesar Pinheiro.

A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA ATRAVÉS DOS CARTAZES POLÍTICOS

“A Ditadura Civil-Militar no Brasil será abordada a partir da análise de cartazes políticos e o ponto de partida será o livro “Os cartazes desta história: Memória gráfica da resistência à ditadura militar e da redemocratização (1964-1985”) e a análise privilegiará as seguintes temáticas: Resistência; Anistia; Movimentos; Mulheres, Trabalhadores e Estudantes; Solidariedade; Mortos e desaparecidos.”

CICATRIZES DA REPRESSÃO: CAMINHOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR EM PORTO ALEGRE - RS
“Apresentaremos aos alunos o que em nossa cidade nos remete à repressão e à resistência,patrimônios esquecidos que não nos damos conta do que simbolizam,que identidades carregam, as cicatrizes da ditadura em POA.Seguiremos um roteiro de ônibus na cidade fazendo o registro e análise de locais que remetam ao período da ditadura civil-militar.”

HAVERÁ PUNIÇÃO PARA OS DITADORES E SEUS COLABORADORES?

“Durante as aulas sobre Ditadura Civil-Militar e Redemocratização pretende-se a partir de documentos escritos e imagéticos, discutir e refletir conceitos como ditadura, democracia e direitos humanos, levando os estudantes a construírem seus conhecimentos sobre o período e a compreensão de temas atuais como o papel da CNV e as discussões sobre a lei da anistia.”
Site: https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/2-curso/planos_de_aula/plano/185
MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA: MEMÓRIAS DA ATUAÇÃO FEMININA NOS “ANOS DE CHUMBO"

“Esta aula visa discutir a participação feminina na militância política durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). A relevância deste tema situa-se na necessidade, sob nosso ponto de vista, de analisar de forma mais aprofundada, as questões vinculadas às relações de gênero em sua interconexão com o campo político na história recente do Brasil.”

O HUMOR COMO FORMA DE RESISTÊNCIA: ZIRALDO, HENFIL E COMPANHIA DURANTE A DITADURA

“A proposta desse plano é abordar uma das formas de resistência ao regime militar: o humor. Optou-se pelo trabalho com charges produzidas por Ziraldo, Henfil, Millôr, Jaguar , Claudius e Fortuna; publicadas no Pasquim, revista Pif Paf e jornal Correio da Manhã. A intenção é que os alunos analisem as imagens a partir de seu contexto de produção e veiculação, concluindo que o riso também faz pensar.”
AS MEMÓRIAS DA DITADURA PERTO DE VOCÊ

“Essa proposta pretende evidenciar, especialmente para a 3ª série do Ensino Médio, como a ditadura atingiu a vida de todos os brasileiros,ainda que, de forma direta ou indireta. O regime civil-militar atingiu diversos âmbitos da vida do cidadão. Nessa proposta, a percepção dessa questão se dará a partir de narrativas e histórias individuais e coletivas vividas no período em estudo.”

A MÍDIA, A DITADURA CIVIL-MILITAR E A DEMOCRACIA: REFLEXÕES SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA E LIBERDADE DE EMPRESA NO BRASIL.

“A aula irá refazer a trajetória dos meios de comunicação no Brasil de 1964 a 2015,quando parte da sociedade defende novo golpe. Será feita uma contextualização,abordando o golpe e o funcionamento da ditadura, destacando o papel da repressão, tortura, economia e, sobretudo, da mídia na sua ascensão, manutenção e queda. Finalmente, buscaremos refletir acerca da atuação da mídia nas eleições de 2014.”

CENSURA MUSICAL

“Nesta aula os alunos trabalharão com fontes históricas, documentos oficiais dos órgãos de censura com letras musicais vetadas, disponibilizados no site http://censuramusical.com.br/osite.php que encontram-se originalmente nos arquivos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles também relacionarão as fontes, a letra da música e o contexto histórico com a liberdade de expressão.”

CINEMA DOCUMENTÁRIO E HISTÓRIA DO BRASIL: O FIM DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NO FILME "CÉU ABERTO" (1985), DE JOÃO BATISTA DE ANDRADE

“Esta aula para o 3° Ano do Ensino Médio pretende abordar o processo de transição política que deu fim à Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) a partir de um diálogo entre o Cinema Documentário e a História. Assim, o objeto fílmico a ser visto e discutido em sala de aula é a obra "Céu Aberto" (1985), do cineasta brasileiro João Batista de Andrade.”

ANTICOMUNISMO E O GOLPE DE 1964

“A aula tem o intuito de apresentar aos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio alguns discursos e propagandas produzidos antes e depois do golpe de 1964 que fomentaram um imaginário anticomunista. Pretende-se que essa apresentação possibilite ao aluno perceber que a propaganda serviu como um importante sustentáculo para o regime ditatorial instaurado no Brasil.”

AS CANÇÕES DE PROTESTO: RESISTÊNCIA CULTURAL NOS ANOS DE CHUMBO

“Essa aula pretende reconhecer as formas de resistência promovidas contra a ditadura militar, em especial, as Canções de Protesto. A partir de leitura de texto, pesquisa em grupos e análise de documentário esperamos que os alunos possam refletir sobre o papel da produção cultural engajada na oposição ao governo civil militar brasileiro.” Documentário: Uma noite em 67.

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA DITADURA MILITAR ATRAVÉS DE DOCUMENTOS

A efeméride dos 50 anos do Golpe Militar encetou diversas reações em torno do Golpe e da Ditadura. Seja dos saudosistas, ou dos críticos, a imprensa inundou o cotidiano brasileiro de discussões em torno do tema. A partir da análise de fontes textuais sobre o Golpe Militar, de informações presentes no cotidiano sobre o tema, do estudo de fontes iconográficas e da análise de fontes audiovisuais (músicas e um filme) de temáticas específicas do Regime Militar, pretende-se prover aos alunos conhecimento sobre este período recente da história do Brasil, bem como exercitá-los na análise crítica de diversos tipos de fontes (audiovisual, iconográfica e textual). Documentos: Jornais O Globo e Estado de São Paulo; documento que censura a música “Tiro ao Álvaro”.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE CONTOS

“O período da ditadura civil-militar permite que diferentes disciplinas trabalhem de forma integrada. Esta sequência propõe uma parceria entre História e Língua Portuguesa e pode ser desenvolvida simultaneamente a qualquer uma das sequências sugeridas no portal. Os estudantes serão convidados a ler e produzir contos que abordam o período sobre diferentes perspectivas. Nossa proposta é oferecer mais uma possibilidade de refletir sobre o impacto do regime, usando a literatura como forma de expressão.”

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

“A Comissão Nacional da Verdade, que iniciou os trabalhos em 2012, criou 13 grupos de trabalho sobre os temas: ditadura e gênero; Araguaia; contextualização, fundamentos e razões do golpe civil-militar de 1964; ditadura e sistema de justiça; repressão aos trabalhadores e ao movimento sindical; estrutura de repressão; mortos e desaparecidos políticos; graves violações de direitos humanos no campo ou contra indígenas; Operação Condor; o Estado ditatorial-militar; papel das igrejas durante a ditadura; perseguição a militares; violações de direitos humanos de brasileiros no exterior e de estrangeiros no Brasil [...] Proponha aos seus alunos que se dividam em grupos e acessem os arquivos de um dos grupos de trabalho da comissão. Destine mais que uma aula para que se realize o trabalho, pois há uma grande variedade de documentos que podem ser consultados e analisados.”

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Linhas do tempo - Resistência(s) à ditadura

Oi, pessoal! Hoje as alunas e os alunos da turma A da disciplina de Brasil IV realizaram uma atividade de divulgação do conhecimento histórico a partir da elaboração de linhas do tempo com o aplicativo TimeMapper, uma iniciativa do Open Knowledge Lab. 
Interface do TimeMapper
Assim, puderam romper com as generalizações sobre as oposições e resistências à ditadura, que as circunscrevem à atuação junto ao MDB (oposição consentida) ou às organizações guerrilheiras. Desta forma, recuperou-se o protagonismo do movimento camponês, operário, indígena, das mulheres, das negras e dos negros, da população LGBT+, etc.

As linhas do tempo podem ser acessadas através deste link: http://falandodaditadura64.blogspot.com.br/p/linhas-do-tempo-resistencias-ditadura.html

domingo, 23 de abril de 2017

Ensino de história das ditaduras e cinema - proposta de sequência fílmica

Oi, pessoal! A proposta didática que compartilho com vocês hoje sugere a utilização de uma sequência fílmica para o ensino da história das ditaduras, incluindo a brasileira. O autor da proposta, Ramiro Reis, professor da rede municipal de ensino de Cachoeirinha, RS, afirma que a sequência é uma edição de trechos de filmes sobre a temática, que estão dispostos cronologicamente, "para que os alunos pudessem ter uma noção da evolução histórica e técnica do cinema bem como ter contato com produções antigas (algumas delas até raras). Isso é importante na medida em que nem sempre os filmes que nós, professores, mais gostamos agradam os nossos alunos que os acham, geralmente, monótonos demais e não tem paciência de assisti-los na íntegra. Além disso, essa escolha se justifica pelo motivo prático da falta de tempo para se assistir e debater seis longas-metragens em sala de aula. Mas o mais importante é que a sequência fílmica possibilita a transmissão da ideia de que as ditaduras de Segurança Nacional fizeram parte de um processo histórico que afetou todos os países do Cone Sul latino-americano."

O link para a sequencia fílmica e mais informações sobre os filmes utilizados pelo professor podem ser encontrados neste endereço:https://www.youtube.com/watch?v=Lm1Vu6z2SiA


quinta-feira, 6 de abril de 2017


Oi, pessoal! Hoje compartilho com vocês 9 propostas de atividades sobre o movimento da anistia no Brasil. As atividades foram elaboradas pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, e utilizam uma série de materiais que podem ser baixados diretamente do site:



sábado, 1 de abril de 2017

31 de março/1o. de abril de 1964: 53 anos do golpe

Pessoal, hoje compartilho com vocês um hotsite criado pela Folha de S. Paulo para rememorar os 50 anos do golpe civil-militar em 2014. Além de ser uma ferramenta interativa que pode ser utilizada com turmas do ensino fundamental e médio nos laboratórios de informática das escolas, traz informações hora a hora dos acontecimentos desde o dia 30 de março de 1964. Existe um debate, público e historiográfico, em relação a que dia teria sido deflagrado o golpe: 31 de março ou 1o. de abril; essa discussão extrapola as análises sobre o rompimento da constitucionalidade e adentra as chamadas "batalhas da memória" sobre a ditadura. Para os militares, consolidou-se o 31 de março como o dia da "Revolução de 1964", enquanto para muitos setores oposicionistas, o golpe ocorreu em 1o. de abril - porém teria havido uma tentativa de desvinculá-lo desse dia por marcar o chamado "dia dos bobos" ou "dia da mentira". Esta também é uma questão muito interessante de ser problematizada com as alunas e os alunos.

Para acessar o hotsite, basta clicar neste link: 

Ah, não custa lembrar o colaboracionismo da grande mídia com a ditadura! ;)

sexta-feira, 31 de março de 2017

Cartografia da repressão e resistência em Pelotas/RS


Oi, pessoal! Hoje compartilho com vocês um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da professora Ana Inez Klein e do professor Edgar Gandra, com supervisão de Emilene Portugal Oliveira, vinculado ao grupo de estudos de Educação Patrimonial e História Local do PIBID História UFPel. As alunas Andressa Peres de Paiva, Lucilene Mendes, Nadine Mello Pereira, Nara Rodrigues de Aguiar, Sulena Cerbaro e Tairane Ribeiro da Silva desenvolveram um roteiro de visitação de locais diretamente ligados à memória da ditadura civil-militar na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. São espaços diretamente ligados às ações de resistência e repressão ocorridas na cidade de Pelotas, dentre eles a Câmara Municipal de Vereadores, a Casa do Trabalhador, a Faculdade de Direito, o Casarão 8 e o Instituto de Estudos Políticos Mário Alves.

Para fazer o download do folder com a cartografia da repressão e da resistência em Pelotas, clique neste link: https://tinyurl.com/lejbyrz


quinta-feira, 30 de março de 2017

Jogo "De volta a 1964 - sua vida em tempos da ditadura"

Para jogar, clique na imagem
Oi, pessoal! Compartilho hoje com vocês o jogo "De volta a 1964 – sua vida em tempos de ditadura", desenvolvido pela revista SUPER interessante, em 2014, durante as rememorações dos 50 anos do golpe civil-militar de 1964. O jogador, a partir de situações inspiradas em fatos reais, toma determinadas decisões durante os anos da ditadura. Segundo os desenvolvedores, "não há respostas certas, mas cada decisão tomada molda o seu destino durante a ditadura."